top of page

ANOS 2000

Mundo e Brasil

A partir de 2000 o Circuito Brasileiro de Skate é organizado pela CBSk com etapas inicalmente em S. Paulo, Curitiba, Campinas (SP) e Porto Alegre. Em 2001 acontece o Campeonato Sul Americano de Street em S. Paulo; em 2006 o Rio Downhill no Rio de Janeiro. Também destaques para o aparecimento de eventos com formatos alternativos como em 2001 do Desafio de Rua em São Paulo.  

A CBSk começa a realizar os Testes de Aptidão para Árbitros em S. Paulo e Teresópolis em 2006, S. Paulo e Sobral em 2007 para testar os conhecimentos dos juízes, locutores, coordenadores de notas ou skatistas profissionais e ingressar os melhores no seu Quadro de Árbitros. Depois de articulação da CBSk por dois anos com o Ministério do Esporte, o programa federal Bolsa Atleta começa a beneficiar skatistas a partir de 2008 pagando bolsas mensais. 

Já a revista CemporcentoSkate publica o Guia de Pistas em 2002 demonstrando existir na época 427 pistas de Skate no Brasil, novamente em 2004 onde aumentaram para 721 pistas e em 2006 com 1.024 pistas, crescimento de 116% em quatro anos. Realização pelo Instituto Datafolha da primeira pesquisa sobre praticantes de Skate no Brasil, encomendada pela CBSk, constatando haver mais de 2.700.000 (dois milhões e setecentos mil) praticantes.

Com isso, a  grande mídia começou a mostrar o Skate em programas de TV e skatistas viraram atores de cinema e são destaques em bandas (Chorão no Charlie Brown Jr., Badauí no CPM22, Marcelo D2, Edu Marrom, Carlinhos Zodi etc). Lançamento de filmes e documentários sobre o Skate brasileiro em 2007 com The Reality of Bob Burnquist, Alma sobre rodas e O Magnata; em 2009 com Dirty Money de Alexandre Vianna e RE:BOARD por Alexandre Farofa. Já nesta década diversos skatistas brasileiros vivem no Exterior e são patrocinados por empresas internacionais.

Chorão andando de Skate no "Chorão Skate Park" em 2013
Baduí andando de skate no programa "Zona de Impacto" de 2008
Campinas

O skate nessa época, já estava totalmente difundido na sociedade. O skate torna-se uma profissão e um esporte reconhecidos, porém com falta de apoio da prefeitura de Campinas. Um novo planejamento foi feito, em que várias pistas seriam construídas nas periferias. Outro grande planejamento feito, foi uma pista do Kartódromo, com 2.500 metros de altura. Ambos os projetos não saíram do papel. A cidade de Campinas não era referência de skate, porém o pico da Praça das Águas é conhecido nacionalmente. Uma nova pista Banks 2009 Taquaral Bowl é inaugurada. Novos atletas surgem de grande notoriedade como Matheus Mello e André Simionato.

Galeria de Fotos dos anos 2000

Famoso pico da praça das águas em Campinas

Loja "Action Now" atualmente

II Campinas Skate Banks

Skatistas em Campinas

Matheus Mello

Fotos: Divulgação
bottom of page