WESKATE360º
Arte


QUANDO O ESPORTE ENCONTRA A ARTE
A cultura do skate abrange muitos cenários e por que não a arte?
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Como é o caso dos' Gemeos, famosos grafiteiros brasileiros que ja apresentaram trabalhos em Boston, Nova York, São Paulo e já tiveram parcerias com grandes marcas como Louis Vuitton.
Não é fácil de explicar de onde vem essa ‘amizade’ por assim dizer, mas é claro que essa parceria vem de tempos. Muitos shapes, rodas, roupas e tênis vem desse encontro de skate e grafite. Talvez essa união venha do emocional, tanto esporte quanto a arte de rua começaram não eram levados a sério; o skate não era esporte e o grafite não era arte.
A atitude skate punk casa perfeitamente com os traços estilizados e urbanos do grafite. Eles compartilham a mesma cena de rua, enquanto uns andam, outros grafitam.
Ou talvez essa relação tenha nascido da praticidade: pistas de skates normalmente são puro concreto, o melhor lugar para realizar o grafite. Não é por acaso que pistas de skate são normalmente inteiramente grafitadas. A manutenção da Praça das Águas, inclusive, é mantida pela New Family Crew, famoso grupo de grafite, e por skatistas de Campinas.
Relação Skate X Grafite
Ele vive em Campinas
"Grafite pra mim é um modo de expressão, é querer viver da arte, querer passar alguma mensagem para a sociedade". O nome dele é Weslen Almeida, mas o artista é conhecido como Gelin. Natural de Sumaré, Gelin, 23 anos, já grafitou muitos muros em Campinas e região. Sua história com o mundo da arte de rua na verdade começou em 2009, mas a paixão pelos desenhos vem da infância "desde pequeno eu pstava de desenhar, eu pegava desenhos de figurinhas que vinham no chiclete e copiava em papel sulfite", conta o artista. Já adulto, Weslen conheceu o grafite e começou a trabalhar com o realismo, que retrata fotos nos muros. Uma técnica cheia de detalhes e sombreamentos.



Sonhos de grafite
Em 2001, a vontade de reunir novos talentos do graffiti de Campinas deu origem à New Family Crew. Atualmente, o time é composto por Dimi e Moai, que fazem parte desde sua primeira formação.
Sempre atuante nas ruas com trabalhos marcantes, a New Family Crew já chamou a atenção de grandes empresas por seu estilo e qualidade. Em 2009, o grupo criou seu próprio studio com a finalidade de torná-lo um QG – local para se encontrar, discutir e elaborar novas ideias.
Em 2012 foi realizada a primeira exposição “Arte Urbana”, que teve sua abertura em 9 de junho e fechamento em 6 de julho, no Instituto de Artes Thomaz Perina – Campinas/SP. Ela contou com trabalhos realizados em madeira, recortados e pintados com spray. A exposição trouxe instalações que reproduziam alguns cenários urbanos e ilustrações digitais, além de um *live painting na área externa da galeria.
Finalmente o sonho se tornou realidade e eles conseguiram abrir uma loja de materiais de grafite onde? Na já conhecida Praça das Águas.
O maior objetivo por trás de toda essa história é continuar dando vida aos muros por onde passam, seguindo sempre um único critério: Nunca perder a essência das ruas.
*live painting : Live Painting ou pintura ao vivo, é a arte de improvisar uma performance de pintura durante algum evento específico. O estilo é marcado pela arte urbana do grafite, que no Brasil vem ganhando força desde os anos 1990.
