WESKATE360º

Música

No começo dos anos 60, a surf music surgiu no sul da Califórnia e ganhou o mundo. Abaixo dos Beach Boys, que eram os deuses do estilo, estava a dupla Jan and Dean. Jan Berry e Dean Torrance eram loiros, altos, atléticos e surfistas. Mas eram skatistas também. Em 1964, Jan and Dean pegaram a melodia de “Catch a Wave”, uma conhecida canção dos Beach Boys, e mudaram a letra. O resultado foi o hit “Sidewalk Surfing”.
Catch a Wave - Beach Boys
Sidewalk Surfing - Jan and Dean
COMO TUDO COMEÇOU
CONTRACULTURA
Na época da contracultura, saiu de moda. O esporte voltou poderoso em meados dos anos 70, popularizado por equipamentos mais atraentes e menos custosos. As mudanças na música e na cultura pop ajudaram no crescimento. A explosão do punk, a expansão da cena do heavy metal e o surgimento de novas vertentes de música negra agradavam à cultura do skate. Eram estilos musicais que valorizavam a liberdade, a rebeldia, o desafio e acima de tudo a libertação da adrenalina.
Nascia o skate punk. Naturalmente, a nova onda floresceu na Califórnia. Mas os pioneiros nem eram de lá. The Big Boys (Texas) e JFA (Arizona) são consideradas as primeiras bandas de skate punk.Todos os seus integrantes, inclusive, praticavam o esporte.
Logo, nomes como Agent Orange, Minor Threat Black Flag, NOFX e Bad Religion se tornaram referência em Los Angeles e arredores. (Inserir soundcloud NOFX e Bad Religion)
O estilo foi decisivo para ajudar na identidade sonora e estética de bandas de hardcore e de pop punk de Los Angeles dos anos 90. Assim, superstars como Green Day , Offspring e Blink-182 também passaram a ser identificados como autores de música de skatista.
Os meninos do Blink- 182 mostram toda sua atitude punk rock no clipe da música 'The Rock Show'
NOFX - Bob
Bad Religion - Americana Jesus
Agent Orange - Slapshock
Minor Threat Black Flag -
Stepping Stone
Terras Brasileiras
No Brasil, essa onda ficou por conta de bandas como CBRJ (Charlie Brown Junior), do falecido cantor Chorão (1970 – 2013), ele atuou profissionalmente no esporte na década de 80 na categoria freestyle, sendo vice-campeão paulista. Seu apelido Chorão, por qual seria conhecido toda a vida, foi dado pelos seus amigos de skate.
Chorão fez uma turnê com a banda para divulgar o novo CD 'Meu Novo Mundo', nessa turnê eles mandaram manobras em diversos lugares
Apesar da supremacia do Charlie Brown Junior como a grande banda de skate punk brasileiro, diversas outras como CPM22, Detonautas, Strike, Bula, possuem entre suas influencias a cena do skate.
Não só no skate punk, mas o rap também encontra a influência do skate. O rapper Kamau (Marcus Vinicius Andrade e Silva) começou como skatista, chegou a competir, mas se encontrou mesmo na música. O skate, porém, nunca deixou sua vida, músicas como 21/12 e Skate no Pé deixam isso bem claro.
A música 21/12 conta todoa a trajetória da vida de Kamau, do skate ao rap.
CPM 22 - Dias Atrás
Detonautas - Outro lugar
Strike - No veneno